Setembro, o mês da Bíblia

Neste mês de setembro, vivemos em nossa Igreja um tempo onde dedicamos uma atenção especial à Bíblia.

Este mês foi escolhido pela Igreja porque o dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu no ano de 340 e faleceu em 420 dC). São Jerônimo foi um grande biblista e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja.

A Bíblia é hoje o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e que está presente em quase todos os lares.

“Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça” (2Tm 3,16). A Bíblia foi escrita por pessoas chamadas e escolhidas por Deus e que foram inspiradas através do Espírito Santo. Ela revela o projeto de Deus para o mundo; serve para que todos possamos crescer na fé e levar uma vida de acordo com o projeto de Deus. Por isso, ela é a grande “Carta de Amor” de Deus à Humanidade.

A Palavra de Deus nos revela o rosto de Deus e seu mistério. A Bíblia tem uma longa história, desde nossos pais e mães da fé (Abraão e Sara, Isaac e Rebeca, Jacó Lia e Raquel) passando por Moisés, pelos Profetas, até a vinda do Messias, e pôr fim a morte do último dos Doze Apóstolos quando foi escrito o último livro da Bíblia (o Apocalipse, escrito no final do I século). A Palavra de Deus demorou em torno de dois mil anos para ser escrita. Muitas pessoas fizeram parte desta história: homens, mulheres, crianças, jovens, anciãos. Por isso, podemos dizer que a Bíblia é um livro feito em mutirão.

Durante o ano, podemos acompanhar nas celebrações dominicais e semanais a narração destas escrituras.

Mas você sabia que para melhor compreendermos e vivermos a palavra de Deus, na sua totalidade a Igreja dividiu a leitura bíblica em três anos?

Ano A, Ano B e Ano C.

No Ano A, lemos o Evangelho de Mateus; no Ano B, o Evangelho de Marcos e no Ano C, o Evangelho de Lucas. O Evangelho de João é reservado para ocasiões especiais, principalmente festas e solenidades.

Neste ano de 2020, estamos vivendo a liturgia do ano A, Evangelho de São Mateus.

E para conhecer mais esse evangelista, no mês de setembro iremos estudar um artigo desenvolvido pelo Padre Álvaro Emanoel da Silva, que falará sobre comunidade do Evangelho de Mateus, que teve seu escrito chegado a redação final por volta dos anos 75/80.

Acompanhe durante as semanas que se seguirão.