Episódio 07: O ato heroico de Odílio Garcia

Neste sétimo episódio: o que aconteceu depois da explosão de gás em fevereiro de 1965.

Logo a notícia chega pelo rádio, a quantidade de combustível em Cordeiros poderia gerar uma catástrofe. Se o navio explodisse com todo o gás e combustível, as chamas chegariam a outro navio de combustível atracado na Shell e seguiria pelo rio até o porto e o centro da cidade. Podendo atingir facilmente as grandes madeireiras que se estendiam do Bairro São João ao Centro.

Famílias inteiras abandonaram suas casas por toda a cidade, deixavam as casas abertas e do jeito que estavam, algumas até com comida no fogão, a maioria seguia para outras cidades ou qualquer lugar mais alto.

Enquanto isso, bravos guerreiros corriam para fechar as válvulas dos tanques que estavam em terra. Odílio Garcia também estava em terra, era encarregado do bombeamento do gás, mas alguém precisava entrar no navio e fechar as válvulas de gás que alimentavam o fogo, antes que o navio inteiro explodisse.

Assim ele o fez, entrou no navio em meio às chamas, fechou as válvulas de gás e se jogou no Rio para tentar se salvar do fogo. Estava com 90% do corpo queimado, foi resgatado, levado ao Hospital Marieta Konder Bornhausen mas faleceu no dia seguinte. Odílio Garcia foi o homem que deu a sua vida para salvar uma cidade, se tornando um grande herói para Itajaí.

Padre Jairson Hellmann