Episódio 06: Uma linguá de fogo rompe o céu

O nosso sexto episódio iremos contar um episódio que aconteceu no dia 2 de fevereiro de 1965, aqui no bairro da paróquia.

Uma tarde tranquila de verão na pacata Itajaí na década de 60, na época com 60 mil habitantes, carroças dividiam as ruas com carros de mola. Também era dia de Nossa Senhora dos Navegantes, onde a tradicional procissão percorria o rio Itajaí-Açú com barcos enfeitados e muitos fiéis.

O navio Petrobrás Norte, chegava à Itajaí para abastecer tanques de gás em Cordeiros, bairro que abrigava tanques de combustíveis da Texaco, Esso, Shell, Ipiranga e Atlantic. Itajaí era responsável pela distribuição de combustível para todo litoral norte do estado e parte do Paraná.

O navio já tinha abastecido os tanques da Liquigás e estava terminando de abastecer os tanques da Heliogás quando acontece uma explosão, a mangueira que fazia a transferência do gás se soltou e o estrondo chega a quebrar vidraças nas redondezas. Uma língua de fogo rompe o céu. O clarão chega a iluminar o Morro da Cruz, e o calor das chamas é sentido no centro da cidade, de acordo com testemunhas.

Padre Jairson Hellmann