No nosso segundo episódio iremos contar um pouquinho da história de vida de São Cristóvão.
A devoção a São Cristóvão é uma das mais antigas e populares da Igreja, tanto do Oriente como do Ocidente. São centenas de Igrejas dedicadas à ele em todos os países do mundo.
Ele consta na relação dos “quatorze santos auxiliadores” invocados para interceder pelo povo nos momentos de aflições e dificuldades. Uma tradição que nasceu na Alemanha na idade média, e não faz mais parte das novas reformas litúrgicas da Igreja Católica sobre este título. Assim, o vigor desta veneração percorreu os tempos com igual intensidade e alcançou os nossos dias da mesma maneira.
Entretanto são poucos os dados precisos sobre sua vida. Só se tem conhecimento comprovado de que Cristóvão era um homem alto e musculoso, extremamente forte. Alguns escritos antigos o descrevem como portador de “uma incrível força”. Pregou na Lícia, atualmente Turquia, e foi martirizado, a mando do Imperador Décio, no ano 250. Depois disso, pela tradição oral cristã, foi propagada pela fé dos devotos ao longo dos tempos.
Neste sentido, queremos com estes breves relatos nos próximos dias, rezar a Deus pela intercessão de São Cristóvão as bênçãos e graças para dirigir a nossa vida no caminho do bem. Seja na terra ou no mar, São Cristóvão proteja os motoristas e os navegadores.
Deus vos abençoe. Curta as redes sociais da paróquia compartilhe, até amanhã, com mais alguma novidade.
Padre Jairson Hellmann