1° semana: Ministérios Ordenados

O Mês Vocacional, celebrado em agosto, é uma ocasião especial para toda a Igreja no Brasil refletir, rezar e promover as diversas vocações. A cada ano, há uma temática a ser refletida neste período pela Igreja no Brasil. Em 2020, a inspiração principal do mês vocacional está em sintonia com a Exortação Pós-Sinodal do Papa Francisco, a Christus Vivit, apresentada aos jovens e que traz orientações pastorais para toda a Igreja. O Tema é “Amados e Chamados por Deus”, e o lema “És precioso aos meus olhos. Eu te amo”  (Is 43,1-5).

Em uma pequena série de cinco episódios iremos conhecer qual semana é dedicada para cada vocação específica.

Neste primeiro final de semana, recordamos as vocações para o ministério ordenado, que são os diáconos, presbíteros e bispos.

Especialmente, no dia 04 de agosto, é lembrado do dia de São João Maria Vianney, padroeiro dos sacerdotes. Nesta semana lembramos que Jesus escolhe os seus e os envia em Missão para acolher, unir, pastorear o seu rebanho, que somos nós, comunidade cristã.

A conhecida frase do padroeiro dos sacerdotes, São João Maria Vianney, – “O padre não é para si, é para vós” é um importante guia para perceber como se dá, na prática, a vocação sacerdotal: na busca por trabalhar em favor do bem do outro.

“Ser Padre é uma questão de amor” como nos diz Padre Sildo da Costa, SCJ. Essa frase sintetiza bem a vocação do sacerdote e tudo o que ela representa na vida da comunidade e do próprio sacerdote.

Assim como diz o Papa Francisco: “A vida sacerdotal não é um escritório burocrático ou um conjunto de práticas religiosas ou litúrgicas para atender. Ser sacerdote significa arriscar a vida pelo Senhor e pelos irmãos, carregando na própria carne as alegrias e angústias do povo, dedicando tempo e escuta para curar as feridas dos outros, oferecendo a todos a ternura do Pai”.

Que possamos clamar a Deus, que suscite no coração de mais jovens, o desejo de se dedicar a vida sacerdotal, pois é somente por este lindo ministério, que podemos ter Cristo Vivo na Eucaristia.

São João Maria Vianney, rogai por nós e por todos aqueles sacerdotes que um dia já fizeram parte de nossa história.