Quaresma é tempo de conversão e por isso muitos dos cristãos aproveitam esse período para se reconciliar com Deus através da confissão.
Preparamos quatro passos para você se preparar para esse momento.
O primeiro passo é rezar, orar a Deus e pedir um coração arrependido do mal realizado; muitas vezes, a consciência está sabe que errou, mas não tem o devido arrependimento. A oração será esse pedido a Deus, para que se convença do mal e se arrependa.
O segundo passo é fazer um exame de consciência, ou seja, um balanço desde a última confissão sobre os males cometidos. Para ajudar você nesse momento, preparamos uma reflexão baseada nos mandamentos e iremos disponibilizar abaixo.
O terceiro passo é buscar um sacerdote. Os Padres de nossa Paróquia estão prontos para recebê-lo. Não se preocupe: “O que o padre vai pensar de mim?” ou “O padre é pecador como eu!”. O padre não vai ficar pensado nisso.
O quarto passo, depois de confessar, o padre dá alguma orientação. Pode ser que ele peça para o fiel rezar o ato de contrição; depois, dá a penitência.
Uma dica interessante: se você tem dificuldades, medo ou vergonha de se confessar, faça o seguinte: anote seus pecados em um papel e leve junto. Isso ajudará muito você e o sacerdote.
Confira nesse link um guia para exame de consciência: