A pandemia limitou a vida do mundo inteiro as igrejas e suas atividades pastorais foram umas das mais atingidas. Um dos grupos mais afetados, inicialmente, foi a Iniciação a Vida Cristã, com seus catequizandos em preparação para receber os sacramentos da Confissão, da Primeira Comunhão e do Crisma. Nossas catequistas tiveram que se reinventar, pois a evangelização é permanente, e por isso não pode parar. Afinal é preciso manter a chama de Cristo acesa nos corações das crianças e suas famílias.

Refletimos que o tempo é curto e que a evangelização acontecia somente uma vez por semana, e ainda que muitos pais se dediquem tanto em assumir a missão de primeiros catequistas em casa. Corríamos o risco de as crianças acabarem se distanciando do grupo catequético, podendo esquecer as informações recebidas ao longo processo.

Pensando na situação, surgiu a ideia do que poderia ser feito de concreto que envolvesse a catequese em família. Desta forma, seria um estímulo para que todos pudessem continuar conectados com a fé, com Jesus Cristo.

Pensando nessa situação iniciamos como em muitas Paróquias nossos encontros on-line, via meios de comunicação, aplicativos como WhatsApp, Meet, Zoom entre outros, enviamos matérias, vídeos e músicas que estimulem a reflexão. É um momento complicado por conta de toda esta situação, mas nada nos impede de fazer o diferencial, de adaptar o conteúdo para a evangelização.
O retorno desta adaptação tem sido bastante positivo, a cada semana as crianças e jovens enviam o que foi feito, e comentam, tiram suas dúvidas e dos pais. Estamos percebendo a importância do envolvimento das famílias neste processo. No entanto, ainda não temos uma data definida para o reinício da catequese presencial, tendo em vista que o contato físico é muito importante, não só para a catequese mas para a nossa vida em geral.

Estamos aguardando novas orientações vidas da Coordenação da Catequese Arquidiocesana, que é responsável, por direcionar e conduzir a nossa missão. Temos esperança que tudo isso termine logo, que não só a catequese mas as nossas vidas voltem ao normal.
Não podemos deixar de registrar as mais de 160 catequistas da nossa paróquia nosso muito obrigado por se dedicarem e mesmo com ventos contrários não deixam de cumprir sua missão. Fiquem em paz e que São Cristóvão nos abençoe.
Janaína Felício
Coordenadora do IVC