4ª semana: vocação leiga

Estamos chegando a quarta semana do mês dedicado as vocações de nossa Igreja, e hoje queremos lembrar os leigos!

Os leigos atuam como colaboradores dos Padres em diversas pastorais, movimentos, projetos sociais e também como Missionários. Entre a família, seus afazeres e seus empregos, o leigo compõe a maior parte da Igreja e tem essa bonita missão de testemunhar e difundir o Evangelho por meio de oração e ação.

Assim ensina o Catecismo da Igreja Católica: “É específico dos leigos, por sua própria vocação, procurar o Reino de Deus exercendo funções temporais e ordenando-as segundo Deus. A eles, portanto, cabe de maneira especial iluminar e ordenar de tal modo todas as coisas temporais, às quais estão intimamente unidos, que elas continuamente se façam e cresçam segundo Cristo e contribuam para o louvor do Criador e Redentor” (n. 898).

Os leigos sempre foram a vocação mais abrangente e evangelizadora da Igreja. Mesmo onde os sacerdotes e religiosos não podiam atender adequadamente, ali estavam para levar a palavra de Deus.

“No início da minha caminhada dentro da Igreja Católica que vai completar 10 anos apenas, pois cresci dentro de outra Igreja (Luterana), mesmo de lá, pequena ainda, sempre tive profunda admiração por esse Carisma que a Igreja Católica possui. E lá bem no começo me enxergava como uma leiga no sentido literal da palavra!!! Mas que aos poucos pude perceber que todos somos leigos diante de Deus além dos ordenados, afinal, só ele sabe de todas as coisas. E foi através dessa acolhida calorosa que nossa comunidade nos recebe, que senti o desejo de servir de alguma forma, essa pobre filha, pobres de espírito pois era assim que me sentia antes do chamado. Sou professora e isso não faz de mim uma excelente oradora, porque proclamar “a palavra” não é simplesmente ler um texto.  Vai muito além disso, é ser instrumento para que a palavra do Senhor que é viva alcance os corações de todos os fiéis. Toda essa trajetória que venho percorrendo como membra da Pastoral Litúrgica me aproximou ainda mais de Deus, fortaleceu laços, intensificou a minha fé, me trouxe mais conhecimento e me tornei um ser melhor.

Sei que tenho muito que evoluir, basta que eu me permita e busque, pois, o Senhor estará sempre ali a espera por nós leigos e leigas que muitas vezes por falta de conhecer ou de experimentar desconhecemos essa graça!

Nunca deixarei de ser leiga para Deus, mas o chamado ou convite servem para nos apresentar uma vocação na qual desconhecemos! ” Nos relata Bianca Krutzch Heringer, casada com Nilson Heringe.

Que possamos rogar à Deus que abençoe todos os leigos de nossa Paróquia, que fazem com que Cristo chegue a tantos corações.